O Colégio Sagrado está preparado para atender uma geração inquieta! Uma geração que questiona, participa, idealiza, que sonha... Uma geração que merece um novo conceito em educação. O Colégio é um lugar de encontro, escuta e comunicação. Aqui, o aluno é respeitado na sua integralidade e é levado a desenvolver habilidades e competências que o ajuda a ser criativo, capaz de assumir responsabilidades, cultivando a justiça e a compaixão.
O Colégio Sagrado Coração de Jesus, tem sua origem nas Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição de Maria de Bonlanden, que tiveram sua congregação fundada em 1854, no Sul da Alemanha. Pertencem a uma das quatrocentas congregações da Terceira Ordem Regular de São Francisco de Assis.
O fundador do Instituto Religioso, Padre Faustino Maurício Mennel (1824-1889) viveu o Evangelho de Jesus Cristo, por ter afinidade com São Francisco de Assis, no espírito de pobreza, na contemplação e amor a Deus, escolheu-o para ser o modelo a ser seguido e legou como herança essa espiritualidade aos membros do seu instituto.
No Brasil, a primeira semente foi lançada em Arroio do Tigre, pelo Pároco padre Guilherme Müller e pelas quatro primeiras irmãs que vieram da Alemanha para o Brasil: Maria Inocência Merk, Maria Gertrudis Lang, Maria Helena Rist e Maria Benigna Schweizer.
Missão
O Colégio Sagrado Coração de Jesus, pautado nos princípios e valores franciscanos, tem como missão, a formação sólida e excelência em ensino, pautada na sabedoria da Paz e do Bem.
Princípios e Valores
O Modo Franciscano Bonlandense de Viver e Anunciar o Evangelho na Educação prevê a excelência em ensino, baseada numa sólida formação, que propicie a construção do conhecimento, sob a ótica da compreensão cristã do mundo.
A prática educativa é alicerçada em valores, com um currículo evangelizador, que busca desenvolver atitudes e competências propostas no evangelho, tendo como exemplo o próprio Cristo. Esse colégio é um lugar de encontro.
Participando da missão evangelizadora da Igreja, a educação escolar, inspirada nos princípios do Projeto Educativo das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição de Maria, de Bonlanden, atentas às finalidades da Mantenedora, busca uma prática educativa que possibilite a humanização e personalização do educando, formação sólida e o preparo para o compromisso de cidadania.
- Excelência de Ensino, baseada numa sólida formação, que propicie a construção do conhecimento, sob a ótica da compreensão cristã do mundo;
- Privilegiar a formação para a paz e fraternidade;
- Transformar a escola em um lugar de encontro, escuta e comunicação;
- Adquirir competências e habilidades necessárias ao prosseguimento dos estudos e ao ingresso no mercado de trabalho;
O currículo escolar abrange toda a ação educativa do Colégio, é voltado para o saber essencial, tendo como desafio diário mais importante, oferecer um currículo evangelizador. Nesse processo, é assegurado também ao educando a formação integral, baseada nos quatro pilares da educação para o século XXI: Aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser, buscando a formação de um sujeito crítico e ético, apto a analisar, compreender e intervir na realidade como agente transformador.
O currículo expressa as vivências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, que contribuem para a construção das identidades e desenvolvimento de habilidades dos estudantes. É organizado segundo a legislação vigente.
A matriz curricular de cada segmento é elaborada pelo núcleo pedagógico do colégio, de acordo com a legislação vigente e aprovada pela Mantenedora. No caso da Educação Infantil, define os dias letivos e a carga horária anual mínima exigida por lei, distribuída entre todos os campos de experiências.
As práticas educativas têm um compromisso evangelizador, são inspiradas nos princípios educativos e normativos do Projeto Educativo das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição de Maria de Bonlanden e da proposta curricular da SOMOS Educação. Assume o desafio de estabelecer os fundamentos de uma proposta pedagógica que tem como metas a qualidade de ensino e a formação integral do educando, embasados nos quatro pilares da educação, definidos pela UNESCO e no documento de Aparecida, no qual o ser humano tem direitos e deveres, e competência para ajudar a construir uma sociedade solidária, fraterna e mais justa.
Além disso, está alicerçada na Base Nacional Comum Curricular e no Referencial Curricular Gaúcho. Na Educação Infantil, visa o desenvolvimento de objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, organizados em campos de experiências, que buscam garantir os direitos das crianças, definidos na legislação. Também visa desenvolver habilidades e competências e objetos de conhecimento, definidos por componentes curriculares, organizados em áreas do conhecimento, no Ensino Fundamental.
Os resultados da aprendizagem escolar são avaliados por meio de um processo de avaliação desenvolvido pelo INADE, por meio da RCE, chamado PROARCE. Tal processo é aplicado aos alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental por meio de avaliações com perguntas objetivas, de todas as disciplinas da grade curricular. Tal processo visa avaliar as habilidades e competências desenvolvidas ou não pelos alunos ao longo de seu processo de ensino aprendizagem.
Também, juntamente com tais avaliações aplicadas aos alunos, são desenvolvidos questionários eletrônicos com todos os alunos, professores, equipe diretiva e pedagógica, para avaliação do ambiente escolar, do trabalho pedagógico e da gestão escolar.
Todos os resultados obtidos são analisados pelo INADE e registrados em uma cartilha anual do PROARCE, trazendo também os resultados dos anos anteriores, bem como, de escolas com realidade similar, para um possível comparativo de resultados. Tais dados ficam á disposição na direção, e são disponibilizados para acesso dos membros da comunidade escolar, desde que, monitorados pela direção ou coordenação da escola.